Agência SIGNIS abre espaço para contribuições de alunos de jornalismo
Para marcar mais um Dia do Jornalista, universitários que tenham interesse em publicar material jornalístico sobre temas ligados à Igreja Católica são convidados a participar do projeto “Jovens talentos do jornalismo religioso”
Se você é estudante de jornalismo, participa de alguma pastoral, movimento ou organismo eclesial ou simplesmente tem interesse pelo tema Igreja, a Agência de Notícias SIGNIS abre espaço para acolher sua produção jornalística. A iniciativa, lançada oficialmente neste 7 de abril, Dia do Jornalista, objetiva dar a possibilidade de o aluno enriquecer seu currículo ou portfólio com uma publicação no nosso portal ao mesmo tempo em que colabora voluntariamente com a missão da Agência que é estar a serviço da Igreja e produzir uma comunicação jornalística inspirada na defesa da verdade, da paz e da dignidade humana. Conheça, a seguir, as regras para a participação nesse projeto intitulado “Jovens talentos do jornalismo religioso”:
Projeto “Jovens talentos do jornalismo religioso”
Nossas regras
- O participante do projeto precisa comprovar que é estudante de curso de jornalismo, de universidade pública ou privada no Brasil.
- As notícias ou reportagens sobre a Igreja em âmbito local, diocesano ou regional, devem ser produzidas voluntariamente por estudantes de jornalismo que estejam cursando qualquer semestre do curso. Uma vez aprovado, esse material será veiculado gratuitamente no portal oficial a Agência de Notícias SIGNIS.
- Como primeira experiência nesse sentido, receberemos essas produções até 27 de maio. Depois dessa data, reavaliaremos sobre a continuidade ou não desse projeto e informaremos a respeito.
- Podem ser enviadas produções em texto, fotografia, áudio ou vídeo, já realizadas como trabalho de alguma disciplina ou a serem feitas especialmente para o site da nossa Agência. No segundo caso, o editor-chefe da Agência SIGNIS se coloca à disposição para discutir a pauta.
- As temáticas são livres, desde que relacionadas à Igreja paroquial, diocesana ou regional. Temas relacionados a realidades supra paroquiais, como movimentos eclesiais, associações ou outras instituições católicas, também têm espaço neste projeto, dependendo da pauta proposta. Naturalmente, a pauta e a própria produção precisa corresponder à linha editorial da Agência de Notícias SIGNIS (sugiro informar-se na seção Institucional do nosso site e indico a leitura do artigo https://www.agenciasignis.org.br/opiniao/luis-henrique-marques/2021/07/por-uma-igreja-sempre-mais-profetica). Vale dizer que temos uma predileção por matérias não institucionais, mas que evidenciem o trabalho pastoral, com especial atenção à ação de leigas e leigos, de jovens, das pastorais sociais e de ações que demonstrem a incidência da Igreja na vida em sociedade, qualquer que seja o âmbito (política, economia, cultura, educação, saúde, comunicação e assim por diante). Nesse sentido, nossa tendência é não preferir matérias que se limitem a manifestações devocionais, inclusive porque outras agências e veículos de comunicação, ligados ou não à Igreja, já costumam dar amplo espaço para esse tipo de pauta. A Agência SIGNIS espera, portanto, fazer a diferença, abordando outras temáticas.
- Os textos não poderiam passar de 10 mil caracteres com espaço, bem como áudios (podcasts) e produções em vídeos deveriam ficar entre 5 a 10 minutos. Quanto à reportagem fotográfica, o número de fotos a serem publicadas é negociável. Esses parâmetros são negociáveis. As imagens (fotos ou vídeos) devem ser de autoria dos produtores das matérias ou serem uso livre.
- Uma exigência fundamental para as matérias é que contem com, pelo menos, duas fontes entrevistadas originalmente para esse trabalho. Documentos e fontes de outras produções poderão ou não ser aceitas, desde que importantes para matéria e cuja origem foi devidamente indicada.
- A publicação do nome dos autores está garantida. Por outro lado, a Agência SIGNIS quer garantir a autonomia para editar o material, quando necessário, trabalho que poderá ser feito direta e conjuntamente com os autores. A Agência também se compromete em dar um retorno com a avalição do material produzido a todos que enviarem as suas produções, o que incluem aquelas não selecionadas para a publicação.
- Para contato e envio de material ou outras informações, basta escrever para contato@agenciasignis.org.br. Havendo necessidade, esse contato poderá ser feito de outras formas, como WhatsApp, por exemplo.
- Para oficializar a publicação das matérias, o aluno deverá assinar um termo de cessão de direitos autorais, fornecido pela SIGNIS, que garante a livre utilização desse material pela Agência.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano