Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São João Calábria (8 de Outubro)

Há 1 ano
São João Calábria (8 de Outubro)

A vida dos santos é o Evangelho vivido com fidelidade no dia a dia e nas contingências mais variadas da vida, e como tal deve encontrar um lugar de honra na espiritualidade dos fiéis. Tenho admiração por todos eles e lhes peço intercessão junto a Deus por minhas misérias e necessidades, mas por São João Calábria tenho uma devoção especial.

Nasceu em 08/10/1873 em Verona, Itália, em um pequeno e insalubre apartamento (conheço o local). Muito pobre, órfão de pai aos 12 anos, ocasião em que a família teve que morar de favor dentro da igreja de Santo Stefano, ainda novo ingressou no seminário. Interrompeu os estudos para cumprir dois anos de serviço militar junto ao hospital militar. Retornou aos estudos e fundou a “União para a assistência aos doentes pobres”, na qual, dedicando-se aos enfermos com tifo, também contraiu a doença.

Já sacerdote, em 26/11/1907 começou a “Casa Buone Franciulli” para os meninos pobres, órfãos ou abandonados. Instituiu casas para idosos abandonados e hospitais para os doentes.

Fundou a Congregação “Pobres Servos da Divina Providência”, composta de sacerdotes e irmãos e posteriormente a congregação feminina, com a finalidade de avivar no mundo a fé em Deus Pai e a confiança na providência. Com intuição profética quanto à missão de leigos na Igreja, deu início à “Família dos Irmãos Externos”, formada de leigos com a finalidade de viver o mesmo espírito da Congregação, na família e no trabalho.

Abraçou as fronteiras da própria Igreja, rezando, oferecendo, animando e encorajando vários movimentos espirituais para que houvesse um retorno mais transparente de todos os membros da Igreja ao Evangelho. Foi promotor da Unidade dos Cristãos.

Adormeceu em Deus em 04/12/1954. Seu corpo repousa na Casa Mãe na Via S. Zeno in Monte em Verona. Suas congregações estão presentes em países da Europa, África, Ásia e América do Sul. No Brasil os encontramos em várias localidades das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

Foi canonizado por São João Paulo II em 18 de abril de 1999.

São João Calábria, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.