Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Lourenço (10 de Agosto)

Há 2 anos
São Lourenço (10 de Agosto)

Festejamos, neste dia, a vida de santidade e martírio do Diácono Lourenço, espanhol, natural de Huesca, que nem chicotes, algozes, chamas, tormentos e correntes puderam contra sua fé e amor ao Cristo.

O período em que Valeriano foi imperador Romano de 253 a 260 se caracterizou pela intensa perseguição aos cristãos.

Em 258, durante uma celebração da missa, foram presos o Papa Sisto II e 4 diáconos, que foram martirizados em 06/08. Na ocasião foi poupado o diácono Lourenço que ao vê-lo indo para o martírio falou: “Ó pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifício sem a assistência do teu Diácono, vais agora sozinho para o martírio?”. E o Papa respondeu: “Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita!”.

São Lourenço era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados e dele o prefeito de Roma exigiu que entregasse os tesouros da Igreja. Para isso o Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos… todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo – com bom humor – disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte”.

Sujeitado a diversos tormentos, foi por fim colocado vivo sobre um braseiro, de onde reuniu forças pra dizer: “podem virar-me, deste lado já está assado”.

São Lourenço é o patrono dos diáconos.

São Lourenço rogai por nós

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.