Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santo Alberto (8 de abril)

Há 2 anos
Santo Alberto (8 de abril)

Existem dois grandes santos canonizados com este nome: o grande Alberto Magno e Santo Alberto, bispo e patriarca de Jerusalém, o qual veneramos hoje.

Nasceu na Itália por volta de 1150. Ainda bem jovem se tornou frade agostiniano e logo após ser ordenado, ficou sendo prior da Comunidade. Em seguida foi ordenado bispo de Bóbbio e de Vercelli, importantes dioceses italianas, com grande zelo e prudência. Espírito conciliador, foi diversas vezes escolhido para ser árbitro em questões de litígio.

Na ocasião a Terra Santa havia sido retomada por fundamentalistas maometanos e foi escolhido pelo Papa Inocêncio III para salvar o cristianismo e os lugares santos. Dedicou-se por primeiro, com muita prudência, a conhecer a situação da Igreja no local.

Seu trabalho foi iluminado e abençoado e de imediato muitos dos que tinham abandonado a fé por pressão dos maometanos voltaram ao seio da Igreja e diversos outros também se converteram.

Na festa da Exaltação da Santa Cruz, enquanto presidia o culto religioso, um criminoso entrou no recinto sagrado e o apunhalou. Alberto morreu imediatamente. Morre o santo, mas não morre a causa santa que ele viveu e defendeu.

Passados oito séculos Santo Alberto continua sendo venerado e proposto como herói do cristianismo.

Santo Alberto rogai por nós.

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.