Santo Ambrósio de Sena (20 de março)

O santo de hoje nasceu no ano de 1220 em Sena, centro da Itália,cidade já famosa por outros grandes santos da igreja, como Bernardino, Ansano e Catarina. Foi batizado com o nome de outros 6 santos, sendo o mais conhecido Santo Ambrósio de Milão, do século IV em uma nobre e influente família.
Por ter nascido com uma deformação física que causava horror, sua família o renegou e o entregou a uma ama de leite, que recebeu a ordem de viver com a criança afastada deles. Isso tudo foi providência na vida de Ambrósio, porque esta ama, mulher de fé, foi uma verdadeira mãe, alimentado-o e levando-o à igreja de Santa Maria Madalena onde durante um ano fez fervorosas orações. Milagrosamente a criança se curou e retornou ao castelo dos pais.
Ambrósio cresceu jovem sério, estudioso, virtuoso, mas sobretudo caridoso. Transformou parte do castelo em hospital para os pobres e abandonados. Aos 18 anos ingressou na recém criada ordem dos Dominicanos. Estudou em Sena e depois em Paris, tendo como colega e amigo Santo Tomás de Aquino, e ambos se animavam pelo mesmo ideal de santificação e zelo apostólico.
Dedicou-se à pregação obtendo grandes êxitos na Alemanha, Hungria e Itália. Foi procurado para orientação por vários bispos, príncipes e alguns Papas
Faleceu em Sena, durante uma pregação. Morreu no serviço, no ministério, sendo-lhe tributados logo cultos de veneração e o elegeram patrono da cidade, ao lado do santo padroeiro antigo, Santo Ansano.
Santo Ambrósio, rogai por nós!

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Notícia
Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores
Há 1 ano -
2
Notícia
VEM 2024: festival de música católica da Evangelizar abre inscrições
Há 1 ano -
3
Notícia
Catequistas Brasil 2024 acontece em Aparecida (SP) de 2 a 4 de fevereiro
A 5ª edição reunirá 2500 catequistas, além de nomes referenciais da catequese, editoras parceiras, feira de catequese e atrações musicais. A novidade deste ano será a 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi.
Há 1 ano -
4
Notícia
Novo arcebispo de Maceió fala à imprensa
Em encontro com jornalistas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Dom Beto falou de missão, serviço e sinodalidade
Há 1 ano -
5
Notícia
Milícia da Imaculada lança ação “Cartas para Francisco”
Crianças poderão enviar suas cartas e desenhos para a sede da Milícia da Imaculada. Leia o regulamente para participar
Há 1 ano -
6
Notícia
CNBB LANÇA CAMPANHA “É TEMPO DE CUIDAR DO RS” COM AÇÕES DE ORAÇÃO, SOLIDARIEDADE E INFORMAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo do RS.
Há 11 meses