Santa Catarina da Suécia (24 de março)

Existem ao menos dez santas com este nome. As mais conhecidas são Catarina, mártir do século IV e Catarina de Sena, do século XIV. Contemporânea a esta temos Catarina da Suécia, nascida em 1331, filha de Santa Brígida, a mais cultuada santa do país.
Aos 7 anos foi entregue à formação das irmãs do convento de Risberg e na adolescência foi entregue em matrimônio a um jovem fidalgo. Aos 20 anos, enquanto acompanhava a mãe numa peregrinação a Roma, recebeu a notícia da morte do marido. Diversos candidatos surgiram propondo-lhe casamento, mas ela decidiu por pertencer só a Deus, permanecendo em Roma dedicando-se a obras de caridade e piedade.
Depois de uma cansativa viagem à Terra Santa, sua santa mãe, Brígida, faleceu em Roma e seu corpo foi levado por Catarina para a Suécia e numerosos milagres foram-lhe de imediato atribuídos. As autoridades civis e religiosas decidiram pedir o processo de canonização e Catarina foi a portadora do desejo do povo junto ao Papa e permaneceu 5 anos em um convento em Roma.
Voltando à sua pátria, adoeceu e logo faleceu aos 50 anos de idade em 24 de março de 1381.
Santa Catarina da Suécia Rogai por nós.

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Notícia
Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores
Há 1 ano -
2
Notícia
VEM 2024: festival de música católica da Evangelizar abre inscrições
Há 1 ano -
3
Notícia
Catequistas Brasil 2024 acontece em Aparecida (SP) de 2 a 4 de fevereiro
A 5ª edição reunirá 2500 catequistas, além de nomes referenciais da catequese, editoras parceiras, feira de catequese e atrações musicais. A novidade deste ano será a 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi.
Há 1 ano -
4
Notícia
Novo arcebispo de Maceió fala à imprensa
Em encontro com jornalistas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Dom Beto falou de missão, serviço e sinodalidade
Há 1 ano -
5
Notícia
Milícia da Imaculada lança ação “Cartas para Francisco”
Crianças poderão enviar suas cartas e desenhos para a sede da Milícia da Imaculada. Leia o regulamente para participar
Há 1 ano -
6
Notícia
CNBB LANÇA CAMPANHA “É TEMPO DE CUIDAR DO RS” COM AÇÕES DE ORAÇÃO, SOLIDARIEDADE E INFORMAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo do RS.
Há 11 meses