Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santos Cirilo e Metódio (14 de Fevereiro)

Há 2 anos
Santos Cirilo e Metódio (14 de Fevereiro)

A Igreja reuniu numa só comemoração os que de fato foram irmãos de sangue, de fé e de vocação apostólica até a morte. Nasceram na Macedônia, Grécia, Metódio em 815 e Cirilo em 826. Metódio abandonou a função de governador da Macedônia Inferior aos 38 anos e se tornou monge. Cirilo se juntou a ele uns anos depois.

A missão apostólica dos irmãos começou em 861 ao serem designados missionários para a conversão dos povos eslavos. Tiveram grande sensibilidade para com os valores culturais do povo. Traduziram para a língua eslava as Sagradas Escrituras e os textos litúrgicos e também a adaptação dos ritos, de modo que o povo podia cantar, rezar e ler em sua própria língua, antecipando a reforma litúrgica que o Concílio Vaticano II viria fazer recentemente, já que a língua oficial era a grega e o latim.

Isso provocou reações em setores do clero que se opunham às inovações. Ambos foram chamados a Roma onde o Papa apoiou os trabalhos deles e os incentivou. Os livros em eslavo traduzidos por eles foram abençoados pelo Papa e colocados oficialmente sobre o altar da basílica de Santa Maria Maior.

O Papa quis sagrar Cirilo bispo mas ele já se encontrava doente e veio a falecer em Roma aos 42 anos de idade. Na ocasião, Metódio foi ordenado padre e retornou ao trabalho apostólico. Em 869 foi novamente chamado a Roma e foi nomeado arcebispo de Sírmio. Faleceu em 884.

Eles representaram o elo de ligação entre as Igrejas Ocidental e Oriental, que posteriormente vieram a se separar séculos depois.

O Papa João Paulo II proclamou-os patronos da Europa junto com São Bento.

Santos Metódio e Cirilo rogai por nós.

 

Hoje Também é venerado em diversos países (Estados Unidos e Europa) São Valentin, onde Valentine 's Day é data comemorativa para os namorados.

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.