Santa Maria Madalena (22 de julho)
Magdala - aldeia situada na margem ocidental do lago de Genesaré, na Galiléia, é a terra natal de Maria, denominada propriamente de Santa Maria Magdalena, que se distingue totalmente da outra Maria, a de Betânia, irmã de Lázaro e Marta. Maria Madalena foi e ainda é injustiçada ao ser identificada como prostituta ou pecadora pública, pois não há qualquer indício ou fundamento bíblico, nem mesmo histórico para esta interpretação.
Antes da paixão, morte e ressurreição de Jesus, ela só é mencionada nos Evangelhos (Lc 8, 2 e Mc 16,9) como sendo a mulher da qual haviam saído sete demônios. Qualquer coisa além disso é pura fantasia. Há, inclusive um evangelho apócrifo, cuja autoria lhe é atribuída.
Maria Madalena é descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo e à Igreja Primitiva. É considerada santa pelas igrejas Católica, Ortodoxa, Anglicana e Luterana. Ela foi uma das mulheres que acompanhou o mestre da Judéia à Galiléia. Madalena esteve presente na crucificação e no funeral de Cristo, juntamente com Maria de Nazaré e outras mulheres. (Mateus 27:56; Marcos 15:40; Lucas 23:49; João 19.25) (Mateus 27:61; Marcos 15.47; Lucas 23:55). No domingo da Páscoa, de manhã muito cedo, “quando ainda estava escuro”, ela foi ao sepulcro, achou-o vazio e foi a primeira testemunha da Ressurreição, pois Jesus apareceu a ela e a mandou ir anunciar a sua ressurreição aos discípulos: "Vai a meus irmãos e dize-lhes:Subo a meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus".Depois disso, segundo uma antiga tradição grega, Maria Madalena teria ido viver em Éfeso, onde morreu. Lá, tinham ido morar também João, o apóstolo de Jesus, e Maria, Mãe de Jesus.
A liturgia bizantina celebra-a como “Apóstola dos Apóstolos”,
Santa Maria Madalena, rogai por nós!
Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Notícia
Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores
Há 10 meses -
2
Notícia
VEM 2024: festival de música católica da Evangelizar abre inscrições
Há 10 meses -
3
Notícia
Catequistas Brasil 2024 acontece em Aparecida (SP) de 2 a 4 de fevereiro
A 5ª edição reunirá 2500 catequistas, além de nomes referenciais da catequese, editoras parceiras, feira de catequese e atrações musicais. A novidade deste ano será a 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi.
Há 1 ano -
4
Notícia
Novo arcebispo de Maceió fala à imprensa
Em encontro com jornalistas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Dom Beto falou de missão, serviço e sinodalidade
Há 10 meses -
5
Notícia
Milícia da Imaculada lança ação “Cartas para Francisco”
Crianças poderão enviar suas cartas e desenhos para a sede da Milícia da Imaculada. Leia o regulamente para participar
Há 11 meses -
6
Notícia
CNBB LANÇA CAMPANHA “É TEMPO DE CUIDAR DO RS” COM AÇÕES DE ORAÇÃO, SOLIDARIEDADE E INFORMAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo do RS.
Há 8 meses