Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santo Apolônio (18 de abril)

Há 3 anos
Santo Apolônio (18 de abril)

Apolônio, senador romano no tempo do imperador Cômodo, por volta do ano 180, gozava de elevada reputação em Roma devido à sua cultura, eloqüência e fino trato. Converteu-se ao cristianismo por admirar a vida exemplar dos cristãos e o heroísmo dos mártires. Recebeu formação do papa Eleutério e sendo batizado tornou-se instrumento valioso de propagação da Fé Cristã entre os patrícios, conseguindo numerosas conversões.
Denunciado, foi levado a julgamento perante o juiz Perenis, que mesmo o admirando muito teve que cumprir as formalidades da lei. Propôs-lhe renunciar à doutrina cristã, mas o réu fez uma belíssima defesa da sua religião, mostrando à numerosa assistência a falsidade do paganismo e do culto aos deuses pagãos e acrescentou: “Eu sou cristão não só de palavras, mas de fato, maior desejo não tenho que o de dar a vida em testemunho da minha fé em Cristo”. Suas palavras provocaram grande emoção e comoção, mas ao juiz não restou senão condená-lo.
Uma espada decepou sua cabeça, mas seu sangue foi semente de novos cristãos! Sobre seu martírio nos falam dois grandes historiadores: Eusébio e São Jerônimo
Santo Apolônio, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.