Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santa Serafina (13 de março)

Há 3 anos
Santa Serafina (13 de março)

Nasceu em São Geminiano, pequena cidade da Toscana, Itália em 1238. Foi uma menina modesta, pura, piedosa, de grande mortificação, bondosa e caridosa com todos, mas, sobretudo, de paciência heróica na dolorosa enfermidade que a prostrou na cama e a fez sofrer por muitos anos.
Aos 10 anos, Serafina ou Fina, como era chamada por todos, adoeceu gravemente; seu corpo cobriu-se de chagas incuráveis e dolorosas. Sentindo-se incapaz de qualquer movimento, no desejo de sofrer com Cristo, quis ser colocada sobre dura tábua, num pobre quartinho e ali ficou imóvel, como que pregada numa cruz de dores por 5 anos.
Seus lábios, seu coração, seus pensamentos perfeitamente normais, em um corpo desfeito pelas chagas, testemunhavam paciência, amor e conformidade à vontade de Deus que a todos edificavam.
Motivo de maior sofrimento foi também a morte da mãe. Serafina ficou entregue aos cuidados de uma pobre mulher. Contudo, sentia-se feliz por sofrer com Cristo, e completar em si, como diz o Apóstolo Paulo, o que falta à paixão de Cristo pela santificação da Igreja e pela conversão dos pecadores.
Aos 15 anos, no dia 12 de março de 1253 veio a falecer. Seu corpo foi sepultado na Igreja matriz de São Geminiano, com o qual partilhou a honra de ser a padroeira principal da cidade. Logo após sua morte, diante de tantos milagres que surgiram, logo foi iniciado o processo de sua canonização e em breve Santa Fina, como era chamada, teve seu nome incluído no catálogo dos santos.
Santa Serafina, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.