Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santo Luciano de Antioquia (10 de janeiro)

Há 3 anos
Santo Luciano de Antioquia (10 de janeiro)

São Luciano de Antioquia nasceu na pequena cidade Síria de Samósata e morreu mártir no ano 312, durante a mais intensa perseguição de Diocleciano.
Quando jovem estudou disciplinas sagradas com o austero mestre Macário. Foi depois para a Antioquia onde fez parte do clero como sacerdote. Lá, graças à sua cultura, abriu uma escola de catequese e exegese bíblica que servisse de catecumenato para os pagãos e de formação bíblica para os cristãos. Foram muitos os seus discípulos que se tornaram famosos como bispos e escritores eclesiásticos.
Dedicou toda a sua vida ao magistério sacro. Tomou posição contrária a seu bispo, também originário de Samósata, Paulo, que considerava Cristo inferior ao Pai e não de sua mesma substância e que depois, no Sínodo de 269 foi destituído de suas funções, enquanto Luciano manteve sua comunhão e unidade com a Igreja.
No início do século 4, com o edito de Diocleciano, Luciano foi preso, ficando algemado por nove anos por sua fidelidade a Cristo. Para confortar os irmãos na fé que aguardavam com ele o suplício, deitado ao chão, efetuava o rito eucarístico, servindo-se do próprio peito como altar.
Em 312 foi novamente processado e depois de torturado foi morto a espada. O grande mestre na fé proclamava-a definitivamente com o seu sangue e posteriormente São João Crisóstomo teceu dele eloqüente elogio.
São Luciano, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.