Mais que uma profissão, uma missão
Ser jornalista é… uma missão
Ser jornalista é, muito além de uma atividade profissional, uma missão a qual entendo como uma busca contínua pela compreensão da realidade dos fatos (ainda que muitas vezes, apenas de forma introdutória), a ser traduzida de forma o mais clara e coerente possível a um público muitas vezes amplo, heterogêneo e leigo em muitos dos assuntos pautados. É uma tarefa sempre exigente, quando não tensa, mas que tem como principal recompensa o reconhecimento público do valor do trabalho realizado.
Infelizmente, esse mesmo reconhecimento não se dá em outros âmbitos, dada a contínua precarização das condições de trabalho da nossa área. Neste momento caótico, sobretudo do ponto de vista político-ideológico, mais do que nunca a função social do jornalista precisa ser valorizada. E isso vai muito além de defesa da reserva de mercado, porque tem relação com a qualidade técnica e ética da produção e difusão de informações e opiniões, vitais para uma sociedade que se pretende civilizada e democrática.
Vejo com desconfiança (…) esse excesso de tecnologia, supervalorização da forma em detrimento do conteúdo — Luís Henrique Marques
Considerado esse contexto, só é jornalista aquele profissional que, tendo a oportunidade de trabalhar nessa área específica, o faz com bastante amor à causa. Por isso, vejo com desconfiança — e talvez isso tem a ver muito como os profissionais da minha geração e de gerações mais velhas se fizeram jornalistas — esse excesso de tecnologia, supervalorização da forma em detrimento do conteúdo, bem como a contaminação do jornalismo pelo marketing e pelo entretenimento. Sem que essas relações sejam devidamente disciplinadas, acho difícil dar conta dessa missão.
Artigo publicado originalmente no potal Comunique-se em 7 de abril de 2022
Luis Henrique Marques
Jornalista e editor-chefe das revistas Cidade Nova e Ekklesía Brasil, da Editora Cidade Nova. É mestre em comunicação e doutor em história pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e tem pós-doutorado em comunicação pela Faculdade Casper Líbero. Foi secretário da Diretoria da SIGNIS Brasil no triênio 2020-2022 e editor-chefe da Agência SIGNIS. Blog profissional: prof-luis-marques.webnode.com
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