Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Igreja no Brasil se despede de Dom Mauro Morelli, referência pastoral na luta contra fome e pela paz

Primeiro bispo de Duque de Caxias faleceu na madrugada desta segunda-feira (9/10), em Belo Horizonte (MG), onde estava internado

Há 7 meses - por Redação
Igreja no Brasil se despede de Dom Mauro Morelli, referência pastoral na luta contra fome e pela paz
Morreu, na madrugada desta segunda-feira (9/10), Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias (RJ). Ele estava internado já há alguns dias no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, Minas Gerais, após passar por complicações de saúde devido à idade avançada.
 
Em nota, o bispo atual da diocese, Dom Tarcísio Nascente dos Santos, informou que ele e o Vigário Geral, Padre Bruno Oliveira, chegaram à capital mineira na noite de domingo (8) para oferecer conforto e prestar solidariedade a Dom Morelli, primeiro bispo da Diocese de Duque de Caxias.
 
"Neste momento de dor e pesar, como Igreja Diocesana presente em Duque de Caxias e São João de Meriti, recorremos à proteção materna da Virgem Senhora do Pilar. Desejamos, ao perceber os sinais de esperança, expressar nosso louvor ao Deus sábio, amoroso e misericordioso que nos concedeu a graça de ter Dom Mauro Morelli como nosso primeiro pastor"., escreveu Dom Tarcísio.
 
Dom Mauro Morelli nasceu em Avanhandava, São Paulo, e estudou Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, Rio Grande do Sul, e Teologia na Saint Mary’s Seminary and University, nos EUA. Foi ordenado diácono em 1964 e presbítero em 1965. Exerceu diversas funções como sacerdote e bispo auxiliar de São Paulo, posteriormente, foi o primeiro bispo da Diocese de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde deixou um legado notável, incluindo o primeiro sínodo diocesano e a promoção de assembleias do Povo de Deus.
 
Informações sobre exéquias e funeral serão compartilhadas pelas redes sociais e canais de comunicação da Diocese de Duque de Caxias.
 
Legado em favor de quem tem fome e sede de justiça
 
Dom Mauro Morelli, bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias, deixou um legado marcante não apenas na esfera religiosa, mas também como defensor incansável dos direitos humanos e na luta contra a fome no Brasil. Sua vida e obra são um testemunho da importância da união entre fé e ação social em prol de um mundo mais justo e compassivo.
 
Nascido em 1927, Dom Mauro Morelli dedicou sua vida ao serviço religioso e à causa dos menos favorecidos. Sua trajetória como bispo diocesano de Duque de Caxias foi marcada por um profundo comprometimento com as necessidades de sua comunidade e uma busca incansável pela promoção do bem-estar do próximo.
 
No entanto, o legado de Dom Mauro vai muito além das fronteiras de sua diocese. Entre 1986 e 1990, ele desempenhou um papel fundamental no SER-PAJ-AL, uma organização internacional de defesa dos direitos humanos e órgão consultivo da ONU. Sob a liderança de Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Dom Mauro Morelli contribuiu significativamente para a defesa e promoção dos direitos humanos em âmbito global.
 
Uma das suas contribuições mais notáveis foi na promoção do conceito de segurança alimentar como parte essencial do combate à fome. Dom Mauro presidiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-CONSEA durante o governo de Itamar Franco, de 1993 a 1994, e também liderou o CONSEA em Minas Gerais e São Paulo. Seu trabalho foi essencial para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a erradicação da fome no Brasil, incluindo iniciativas como o Fome Zero e a Ação da Cidadania contra a Fome, em parceria com Hebert de Souza, o Betinho.
 
Além de sua atuação no cenário nacional, Dom Mauro Morelli também desempenhou um papel importante no cenário internacional como membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Sua expertise e dedicação na área da alimentação humana e nutrição o tornaram uma voz respeitada no combate à fome em nível global.
 
Após sua renúncia em 2005, Dom Mauro continuou sua missão como um verdadeiro missionário da vida, envolvendo-se em causas relacionadas à alimentação humana, saúde, respeito às fontes da vida e promoção da partilha e solidariedade entre as pessoas. Sua vida e obra são um exemplo inspirador de como a fé pode se traduzir em ações concretas de ajuda ao próximo e de transformação da sociedade.
 
Dom Mauro Morelli, com sua dedicação inabalável aos direitos humanos e à luta contra a fome, deixa um legado de amor ao próximo e de compromisso com a justiça social que continuará a inspirar gerações futuras a seguir seu exemplo de serviço desinteressado e solidariedade. Sua memória será lembrada como a de um líder religioso e humanitário notável que fez a diferença na vida de inúmeras pessoas e contribuiu para a construção de um mundo mais justo e compassivo.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!