Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O impacto da pandemia para a população de rua é tema do livro da jornalista Karla Maria

"Invisíveis" prova o importante papel do bom jornalismo que brota das ruas e será lançado neste sábado (16), em São Paulo

Há 8 meses - por Assessoria
O impacto da pandemia para a população de rua é tema do livro da jornalista Karla Maria
A desoladora situação das pessoas em situação de rua motivou a narrativa de Invisíveis - Quando a Rua é Morada, o Vírus é só mais uma Ameaça, novo livro da jornalista e escritora Karla Maria, cujo lançamento em São Paulo acontece no próximo sábado (16), a partir das 17h, na Livraria Patuscada (Rua Luis Murat, 40, Vila Madalena).
 
Publicado pelo selo Amavisse, da Editora Patuá, o novo livro da jornalista apresenta por meio de uma apuração aguçada e de um jornalismo sensível, marcas de uma repórter tarimbada pelas ruas, dados e a dura realidade enfrentada pela parte mais vulnerável da população brasileira durante a pandemia de covid-19: as pessoas que não têm teto, a população em situação de rua.
 
“A pandemia evidenciou, colocou uma lupa, esgarçou a situação de vulnerabilidade e pobreza que as pessoas em situação de rua já estavam vivendo. Muito mais do que tratar do vírus em si, o livro fala de problemas estruturais, que levaram as pessoas a estarem nessa condição, sofrendo ainda mais”, adianta a autora.
 
O livro traz mais. Faz o registro, a denúncia estarrecedora, do descaso do Estado brasileiro em seus diversos níveis com os sem-teto, sem emprego e alimento, flagrando o cerceamento dos direitos mais básicos dos cidadãos brasileiros, em especial das mulheres e das pessoas pretas que vivem às margens.
 
Fruto do jornalismo que tem o pé na realidade, esta obra apresenta também “o improviso e o esforço do bem, das estratégias para a sobrevivência, do sorriso da esperança, da fé que movimenta”. Karla Maria apresenta histórias, depoimentos e relatos de mais de 50 pessoas em diferentes níveis de vulnerabilidade social, conversas que sugiram do bom e velho jornalismo feito com respeito, confiança mútua e olho no olho. Na ocasião da apuração nas ruas Karla fazia coberturas semanais para o jornal O Trecheiro, da entidade Rede Rua, que trabalha com a população em situação de rua.
 
Em 2021 uma série de reportagens escrita por ela sobre o tema foi contemplada com o prêmio Dom Helder Câmara, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 
Membro da Academia Guarulhense de Letras (AGL) desde 2020, Karla Maria é autora de três outros livros-reportagem publicados pela Paulus Editora, Mulheres Extraordinárias (2017), Irmã Dulce – A Santa Brasileira que Fez dos Pobres sua Vida (2019) e O Peso do Jumbo, Histórias de uma Repórter de Dentro e Fora do Cárcere (2019).
 
Em Invisíveis ela oferece ao leitor imagens obtidas por Luciney Martins, repórter fotográfico e companheiro de pauta de anos, cuja história de vida é revelada por Karla nas páginas do livro.
 
 
Serviço
Lançamento do livro Invisíveis (Editora Patuá)
Dia 16 de setembro, às 17h
Livraria Patuscada (Rua Luis Murat, 40, Vila Madalena, São Paulo)
 
Por Assessoria

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!