Home
>
Notícias
>
Notícia
>
Dom Helder Câmara: Vaticano nomeia relator para nova fase de processo de beatificação
Dom Helder Câmara: Vaticano nomeia relator para nova fase de processo de beatificação
O espanhol Monsenhor Melchor José Sanchez de Toca y Alameda será responsável por orientar elaboração da 'Positio', biografia documentada que contém justificativas para encaminhamento da causa
Há 1 ano - por Redação
Avança no Vaticano o processo de beatificação de Dom Helder Câmara. Na última sexta-feira (7/7), o vice-postulador da causa em Roma, Frei Jociel Gomes, comunicou ao administrador apostólico da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, a nomeação do relator, encarregado para a elaboração de um dossiê sobre a vida, virtudes e méritos do arcebispo brasileiro.
O espanhol Monsenhor Melchor José Sanchez de Toca y Alameda, mestre em Teologia Bíblica e doutor em Teologia, foi designado pelo Dicastério das Causas dos Santos para orientar a produção da 'Positio' que, além da biografia detalhada, também apresenta depoimentos de testemunhas, exemplos das virtudes praticadas pelo Servo de Deus e documentos relevantes relacionados a ele.
Quando aprovada, a 'Positio' será avaliada pelas comissões vaticanas que emitirão seus pareceres e, caso estes sejam positivos, serão apresentados futuramente ao Papa para a declaração de Dom Helder como venerável, dando sequência ao processo.
"Esse é nosso desejo, a declaração oficial da Igreja, pois conhecemos de perto as virtudes de dom Helder e o tomamos como modelo de santidade, na luta pela dignidade dos pobres, na vida de oração, na humildade e sabedoria”, disse Dom Saburido.
Dom Helder Câmara
Dom Helder Câmara nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 1909, e foi arcebispo de Olinda e Recife de 1964 a 1985. Ele faleceu em 27 de agosto de 1999, aos 90 anos, no Recife.
O processo de beatificação e canonização de Dom Helder Câmara teve início em 3 de maio de 2015. Em maio de 2021, a Arquidiocese de Olinda e Recife enviou ao Vaticano 20 caixas contendo os escritos de Dom Helder, totalizando 360 livros de documentos e 127 mil páginas, para análise pelo Dicastério para as Causas dos Santos.
Além de sua atuação como arcebispo, Dom Helder Câmara foi uma figura emblemática na defesa dos direitos humanos e na luta pela justiça social durante o período da ditadura militar no Brasil. Sua trajetória de dedicação aos menos favorecidos e sua incansável busca por uma sociedade mais justa e fraterna fizeram dele uma das vozes mais influentes da Igreja Católica no século XX.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano