Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades

Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros

Há 2 anos - por Redação
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades

A Rede Evangelizar de Comunicação, fundada pelo Padre Reginaldo Manzotti há 18 anos, como parte essencial do trabalho da Associação Evangelizar É Preciso, entra em 2023 com presença em 24 capitais e mais de 4.700 municípios brasileiros.

Para alcançar cerca de 195 milhões de pessoas em todo país, a rede conta com quatro emissoras geradoras de conteúdo para o rádio, 26 afiliadas, mais de 1.650 emissoras de rádios-irmãs, duas emissoras que geram conteúdos para televisão, 60 canais próprios repetidores no ar e 11 em ativação, dez canais afiliados 24h, 80 emissoras parceiras e 325 operadoras a cabo, que distribuem a programação da TV Evangelizar para mais de mil canais.

A mensagem da Evangelizar vai além do alcance das emissoras de rádio e TV no país. Ela atravessa fronteiras e cruza oceanos em sites e portais institucionais, 19 plataformas de streaming, redes sociais, aplicativo com acesso mundial, sinais de satélite e captação por antenas parabólicas.

Pouco antes da pandemia desembarcar no Brasil, em setembro de 2019, a Rede Evangelizar incorporou aos seus negócios também a tecnologia OTT (do inglês “Over-the-top” ou “acima do topo”), que permite expandir sua comunicação pela parceria direta com as indústrias do segmento de mídia. Não é à toa que a Evangelizar se firma hoje no meio como a maior rede de distribuição de conteúdo católico do Brasil.

As emissoras cabeça-de-rede, que são responsáveis pela produção de conteúdo ficam em Curitiba, capital do Paraná. Um dos desafios é manter uma linguagem inclusiva para essa população tão distante e diversificada, além de incorporar à grade especificidades e regionalismos que possibilitem maior identificação da audiência. O objetivo desse crescimento é fortalecer a razão de ser da própria Associação, batizada com o nome de “Evangelizar É Preciso”.

Por cima dos telhados

O diretor de Expansão da Rede, Geizom Sokacheski, explica que, desde 2005, quando tomaram a decisão de oferecer seus conteúdos para emissoras de rádio e TV em todo o país, a proposta se iniciou com programas apresentados pelo Padre Reginaldo Manzotti, como o Experiência de Deus. “Em 2007, com o surgimento da Rádio Evangelizar, e em 2011, com a TV Evangelizar, as grades e programas avulsos passaram a compor o portfólio de programas da Rede, e contribuíram para a execução de parcerias no país com a oferta de muitos conteúdos, reforçando o compromisso de benfeitoria nacional, com a entrega de programas de alta qualidade que promovem a audiência local e auxiliam muitas emissoras com recursos escassos a levarem aos seus dials e canais nossos programas já prontos, com cessão de direitos para exibição. O sucesso foi tanto que atingimos essa marca nacional e também em muitos países em todo o mundo”.

Em 2015, quando a Associação Evangelizar completou 10 anos de atividades, foi tomada a decisão de fazer um grande investimento na profissionalização da Rede. Os números desse alcance e capilaridade devem muito à tal decisão e à visão de que os conteúdos gerados e difundidos por meio do sinal da Rede Evangelizar precisavam também ser atrativos, relevantes e diversificados para conseguir chegar mais longe e cumprir sua missão evangelizadora.

A Rede Evangelizar é retransmissora ainda dos conteúdos produzidos pela agência de notícias do Vaticano, a Vatican News. Os formatos digitais fazem com que mais de cinco milhões de internautas sigam a Rede Evangelizar pelo aplicativo, plataformas de streaming e perfis nas redes sociais.

TV que encanta e evangeliza

Pesquisa realizada com o público da TV Evangelizar a coloca entre as cinco maiores audiências do segmento católico no país, com o diferencial de atrair a atenção de pessoas cada vez mais jovens, a partir dos 40 anos, em comparação com as demais emissoras pesquisadas, cuja audiência prevalece entre as idades mais avançadas. Na grade de programação são espelhados onze programas diários com transmissão ao vivo, 73 programas semanais. Além dos programas jornalísticos, a TV já produziu três documentários internacionais, com captação de imagens e entrevistas em Portugal, Espanha e também ao México.  E o canal do YouTube da TV Evangelizar, que hospeda boa parte destes conteúdos, reúne quase dois milhões de internautas inscritos.

Rádio é pura emoção

Há 15 anos no ar, a Rádio Evangelizar é a quarta emissora nacional entre rádios AM e FM de todo o país, de caráter secular ou religioso, com um alcance de quase meio milhão de ouvintes por mês. Quando incorpora a essa conta a audiência dos perfis digitais ou o alcance dos produtos da Rádio nos meios de veiculação pela internet, o número sobe para 800 mil ouvintes fiéis todos os meses, segundo levantamento feito em dezembro de 2022. Em média, os ouvintes passam duas horas, 14 minutos e 38 segundos/dia conectados à mensagem da Rádio Evangelizar. Predominantemente esse público é formado por mulheres acima de 25 anos.

Evangelização digital

A Rede Evangelizar tem investido na expansão para espaços e formatos inovadores na internet, nas redes sociais e aplicativos. Ela corre o mundo com perfis no Facebook, Instagram, no Tik Tok, com sites institucionais da Associação e do Padre Reginaldo Manzotti, portal IDe+ - plataforma IDeplay de streaming, que disponibiliza aos associados da Obra séries, documentários, eventos, palestras e outros conteúdos audiovisuais, além dos canais de atendimento pelo WhatsApp e envio de conteúdos por meio da plataforma RD Station. Em 2022, a página de pedidos de oração do app da Evangelizar recebeu 37 mil solicitações. A Capela do Santíssimo, que pode ser acompanhada em tempo real no site da Associação, recebeu no ano passado 68.389 pedidos de oração, 2.639 testemunhos escritos de associados e 49.391 pedidos para acender velas virtuais.

Galeria de imagens

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!