Núcleo de Mulheres da REPAM lança calendário Mulheres da Amazônia
Com o tema "Guardiãs do Território", edição de 2023 destaca mulheres como defensoras da vida e lutadoras pela garantia de direitos às futuras gerações.
Há 2 anos - por Redação
As mulheres da Pan-Amazônia, organizadas através do Núcleo de Mulheres e Amazônia da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) divulgaram, pelo terceiro ano, o Calendário 2023 Mulheres da Amazônia. Com o título “Guardiãs do Território”, a publicação destaca as defensoras da vida e lutadoras pela garantia de direitos às futuras gerações.
Segundo o Núcleo, a versão deste ano confirma a sinodalidade e reflete a missão junto a mãe Terra. A temática se expressa na arte da fotografia "com fotos de nossas companheiras defensoras do território e de suas narrativas para nos inspirar neste trabalho. Esperamos que gere espaços de partilha de vida, ações e que estas gestem vida e transformação."
Instrumento formativo e informativo, o calendário se traduz em um espaço de acolhida e força das mulheres, permitindo partilhar seus aprendizados, suas experiências, suas histórias e lutas cotidianas na vida social e eclesial e, a partir daí, pensar, discernir e construir juntas uma Igreja com rosto amazônico, sinodal, missionária e em saída.
"Com isso, queremos seguir navegando sempre nas águas sagradas de biodiversidade, multiculturalidade, interculturalidade e pluriétnicas que banham os chãos sagrados de rica diversidade de ministérios, imagem e semelhança de Deus e de guardiãs da Criação, defendendo a vida e lutando pela garantia de direitos às futuras gerações", diz o Núcleo.
O calendário trata temáticas femininas fundamentais e necessárias para o fortalecimento de seu espaço e participação na sociedade e na Igreja. Em 2021, a reflexão foi sobre as “Mulheres gestando história dia a dia em comunidade”, evidenciando o papel central nas comunidades amazônicas, diante de uma Igreja Sinodal. A edição de 2022 abordou o tema "Mulheres em Sinodalidade", com o intuito de "promover e expressar a vivência da sinodalidade, reconhecendo a inspiração e ternura de cada mulher na tecitura de comunhão, participação e missão caminham juntas como sementes de vida".
Clique AQUI e conheça a edição de 2023 do Calendário “Guardiãs do Território”.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano