Frutos do Sínodo Amazônico: Mulheres protagonistas na Igreja e na sociedade
"O Sínodo promoveu, fortaleceu e confirmou o protagonismo da liderança da mulher na Igreja", garante a religiosa Círia Catarina Mees, que trabalha na pastoral rural do Vicariato Apostólico de Pando, na Amazônia boliviana
"O Sínodo promoveu, fortaleceu e confirmou o protagonismo da liderança da mulher na Igreja". É o que nos garante a religiosa Círia Catarina Mees, da Congregação das Irmãs da Divina Providência, que trabalha na pastoral rural do Vicariato Apostólico de Pando, na Amazônia boliviana. Para irmã Círia, as mulheres são animadoras da fé, presidem a celebração da Palavra, as festividades em suas comunidades, ajudam as comunidades nos sacramentos, ou seja, são "a presença ativa no meio do povo de Deus".
Ela enfatizou que "graças às acólitas oficialmente constituídas, as comunidades podem receber a comunhão" e explicou que ao longo da história da Amazônia a presença da mulher tem sido fundamental para sustentar o trabalho missionário da Igreja.
Transmissora da fé
Por sua vez, o Cardeal Pedro Barreto, Arcebispo de Huancayo (Peru) e presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), afirma que "Jesus é o fundamento de nossa fé e nasce de uma mulher, que é Maria".
O cardeal salientou que "foi marcante no Sínodo Amazônico a liderança das mulheres", incluindo "o Papa Francisco destacou com esta afirmação: "as mulheres não são apenas aquelas que cuidam da vida e do ambiente natural, mas são elas que transmitem fé".
Por esta razão, "o reconhecimento das mulheres nos dá grande esperança e alegria", acrescentou.
Sobre a Campanha
Frutos do Sínodo é uma campanha criada e animada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), o Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (CELAM), a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (CLAR) e a Cáritas da América Latina e do Caribe, para celebrar os três anos do Sínodo Amazônico e apresentar alguns dos avanços concreto.
Acompanhe esta campanha em nossas redes sociais @repam.amazonia
Vídeo 2 - Mulheres: https://www.youtube.com/watch?v=A83fLChtCxI
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano