Santa Edith Stein é representada em peça teatral nos 80 anos de seu martírio
Monólogo "Edith Stein: a Estrela e a Cruz" estreia em S. Paulo e é baseado nos escritos da religiosa alemã, morta em Auschwitz pelo nazismo
Edith Stein foi uma mulher à frente do seu tempo. Intelectual, de postura irrepreensível, abraçou a fé sem deixar o ofício de iluminar mentes e corações por meio do conhecimento histórico e filosófico. Admirada por fiéis e acadêmicos, a santa carmelita, morta no campo de concentração de Auschwitz, em 9 de agosto de 1942, terá sua vida contada nos palcos, no monólogo "Edith Stein: a Estrela e a Cruz".
A peça que estreia dia 30 de julho, em São Paulo, foi escrita e dirigida pelo dramaturgo Helder Mariani, baseada nos muitos escritos da filósofa judia, convertida ao catolicismo. A encenação se concentra nos instantes que antecederam sua saída do Mosteiro Carmelita de Echt, na Holanda, e consequentemente, sua prisão por oficiais nazistas.
"A palavra de Edith Stein tem a força de uma atualidade e de uma emergência para todas as questões do nosso tempo e principalmente para não esquecermos que sim, aconteceu um holocausto do povo judeu, onde ela viveu o seu martírio também, junto com o seu povo. Não podemos esquecer disso", destaca o diretor, também doutor em Filosofia.
Interpretada na peça pela atriz Daniela Schtini, Stein foi uma das primeiras mulheres a ocupar a cadeira na academia almeã. Como filósofa, acompanhou Edmund Husserl num dos principais movimentos filosóficos da primeira metada do século 20, a fenomenologia.
Sob seu nome de consagração religiosa, Teresa Benedita da Cruz, foi canonizada em 1998, pela Papa João Paulo II, que também a declarou co-padroeira da Europa. Seu exemplo repercute em nossos dias e merece ser reconhecido e propagado.
Ficha técnica
Direção: Hélder Mariani
Intérprete: Daniela Schitini
Serviço:
Quando: sábado, 30 de julho e 6 de agosto, às 20 h
Onde: Auditório São Paulo (360 lugares) - Rua Dona Inácia Uchôa, 62, Via Mariana (próximo Metrô Vila Mariana)
Ingressos disponíveis em: sympla.com.br
Quanto: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano