Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Data lembra a importância da Pastoral do Esporte

Neste 6 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento da Paz

Há 3 anos - por Redação
Pastoral do Esporte: espaço para construção de relações de paz
Pastoral do Esporte: espaço para construção de relações de paz (foto por Tania Van den Berghen/ Pixabay)

Num mundo ainda bastante marcado por conflitos armados e relações agressivas, especialmente potencializadas pelo mal uso das redes sociais, toda manifestação em favor da paz é mais que pertinente. É o que acontece neste 6 de abril, Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento da Paz. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013 e tem como objetivo central é comemorar o potencial do esporte para a educação e formação cívica dos cidadãos, além da capacidade dessa atividade em quebrar barreiras culturais, incentivando a convivência pacífica.

A data também é uma oportunidade para evidenciar a importância da contribuição da Igreja no âmbito do esporte mediante um trabalho pastoral específico nessa área. Embora no Brasil não haja uma organização da Pastoral do Esporte em nível nacional, em arquidioceses e dioceses onde ela já existe, as experiências revelam-se bastante positivas. Com efeito, mediante a promoção da prática esportiva combinada à reflexão e vivência da Palavra de Deus, a ação dessa pastoral favorece relacionamentos humanos saudáveis, especialmente entre os jovens, afastando-os de ambientes e experiências negativas como o uso de drogas.

Além de promover competições esportivas no âmbito da paróquia ou comunidade, a Pastoral do Esporte atua no incentivo ao aprendizado das diferentes modalidades (o que inclui a profissionalização nessa área) e, em particular, na prática do exercício físico como um hábito fundamental para a manutenção da saúde do corpo e da mente. Somada a essas possibilidades, a equipe dessa pastoral pode atuar em espaços para além da Igreja, como escolas (onde pode dar a sua contribuição pedagógica e em termos de evangelização) ou mesmo em espaços de atuação profissional.

No Brasil, as Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Curitiba são bons exemplos de desenvolvimento da Pastoral do Esporte.

Saiba mais:

Pastoral do Esporte da Arquidiocese de Curitiba: https://www.instagram.com/pastoraldoesporteps/

Pastoral do Esporte da Arquidiocese do Rio de Janeiro: https://www.facebook.com/PastoralDoEsporteRio/

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!