Pastoral do Turismo busca se reorganizar no Brasil
O 7º Encontro Nacional da Pastur é uma das iniciativas previstas para celebrar a retomada das suas atividades.
A Pastoral do Turismo (Pastur), ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vive um momento de reorganização, que coincide com uma maior retomada da atividade turística no País, em razão da diminuição dos impactos da pandemia de Covid-19, cujo trabalho colocamos em evidência por ser hoje (1º de março) o Dia Pan-americano do Turismo.
Voltada especialmente para a atuação no âmbito do turismo religioso, mas aberto a outras frentes do mundo do turismo, para celebrar a retomada de suas atividades no Brasil, a Pastur programou duas grandes ações. Uma delas é a difusão do livro “Marco histórico da Pastoral do Turismo (Pastur)”, publicado pelas Edições CNBB em 2021. Identidade, história e a realidade da Pastoral do Turismo no Brasil são alguns dos tópicos dessa obra que apresenta também o perfil do agente e a espiritualidade da acolhida, bem como conceitos antropológicos e teológicos que permeiam toda atuação dessa pastoral em diferentes regiões do País.
Outra ação importante da Pastur para este ano é a realização da 7ª edição do Encontro Nacional dessa pastoral, evento que será sediado pela cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte e está agendado para o período de 22 a 24 de setembro deste ano. Segundo o coordenador nacional da Pastoral do Turismo, padre Manoel de Oliveira Filho, esse encontro “será uma oportunidade para os agentes refletirem sobre a sua identidade enquanto pastoral da mobilidade”.
Além disso, uma meta da Pastur ao longo de 2022 é continuar implementando núcleos da pastoral nas dioceses brasileiras. Tais núcleos devem atuar sob quatro eixos (Turismo Religioso e Cultural, Turismo de Base Comunitária, Dimensão Profética e Formação de Agentes) e abrange todas as pessoas envolvidas com o universo do turismo (profissionais da área, comunidades acolhedoras e turistas). Entre os desafios a serem enfrentados por essa pastoral estão o trabalho infantil, a prostituição, a precarização das condições de trabalhos e outros. Mas o coordenador nacional da Pastur salienta que, para além desses desafios e como forma de superá-los, o compromisso central dessa pastoral é promover a evangelização no mundo do turismo.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano