Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Live da Editora Cidade Nova apresenta biografia sobre Chiara Lubich

Momento contará com a participação do autor, o jornalista italiano Maurizio Gentillini, e de convidados, que deverão abordar o papel da fundadora do Movimento dos Focolares para a vida da Igreja e da sociedade

Há 3 anos - por Luís Henrique Marques
Live da Editora Cidade Nova apresenta biografia sobre Chiara Lubich
(foto por Editora Cidade Nova)

“Chiara Lubich: o caminho de unidade, entre história e profecia” é o título de uma biografia sobre a fundadora do Movimento dos Focolares, que será lançada em breve pela Editora Cidade Nova. Para apresentar essa obra e refletir sobre o papel dessa que é uma das maiores personalidades do universo religioso do século 20, Cidade Nova promove uma live neste sábado, a partir das 17 horas. A transmissão será realizada pelo canal de YouTube da editora. Participam desse momento o autor do livro, o jornalista italiano Maurizio Gentillini e os convidados, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro (presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil-CRB) e o professor e pesquisador Marconi Aurélio e Silva. Haverá tradução simultânea para acompanhar a fala de Gentillini.

Nessa biografia de quase 400 páginas, lançada após 100 anos do nascimento de Chiara e 12 da sua morte, o autor apresenta de forma clara e informativa aspectos pessoais e temas fundamentais para a compreensão de quem foi a fundadora dos Focolares, bem como o significado dessa obra da Igreja para o mundo católico, para o universo religioso e a sociedade como um todo. O diálogo ecumênico e inter-religioso, o papel dos leigos e das mulheres na Igreja, o Concílio Vaticano II, a paz no mundo contemporâneo são alguns dos assuntos tratados nesse livro. Valendo-se de uma abordagem cronológica, Gentillini oferece ao leitor a possibilidade de conhecer a postura de Chiara diante do contexto histórico-cultural, religioso e político em que viveu.

Além de jornalista (função que exerce de forma autônoma a serviço de universidades e instituições culturais do seu país e da Europa), o italiano Maurício Gentillini é historiador e arquivista. Ele trabalhou no Arquivo Diocesano Tridentino e no Instituto Luigi Sturzo de Roma e, atualmente, atua no Departamento de Ciências Humanas do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. Gentillini já produziu obras sobre a história dos partidos políticos na Itália, sobre o movimento católico italiano e europeu, sobre personalidades ligadas ao universo cristão e político (como Alcide De Gasperi, fundador do partido Democracia Cristã) e sobre a história do pacifismo.  

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!