Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jovens católicos podem contar com caminho pedagógico “Nos Rastros”

Neste Dia Mundial da Juventude, evidenciamos o trabalho da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude de orientação às expressões juvenis ligadas à Igreja para o cumprimento de sua missão

Há 3 anos - por Luís Henrique Marques (com informações da Assessoria de Comunicação da CNBB)
Igreja no Brasil quer orientar caminhada dos jovens na sua missão como discípulos de Cristo
Igreja no Brasil quer orientar caminhada dos jovens na sua missão como discípulos de Cristo (foto por Luís Henrique Marques)

A data de hoje, 30 de março, é considerada o Dia Mundial da Juventude, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) cujo objetivo é celebrar o papel dos jovens para gerar mudanças e debater os desafios enfrentados por ele em nível global. Criada em 1999, a data tem raízes em duas resoluções da própria ONU, lançadas em 1977 e 1985, para melhorar a comunicação entre a instituição e os jovens, especialmente representadas por suas próprias organizações. O próprio ano de 1985, vale lembrar, foi declarado “Ano Internacional da Juventude” e teve como propósito promover a atenção aos problemas relacionados aos jovens do mundo e a contribuição juvenil para o desenvolvimento global. Há uma segunda data, considerada Dia Internacional da Juventude, que é celebrada no dia 12 de agosto.

Aproveitando a data, a Agência de Notícias SIGNIS salienta o trabalho da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no que diz respeito ao acompanhamento das diferentes expressões juvenis presentes na Igreja em todo o País. Nesse sentido, recentemente, a Comissão lançou a publicação designada O Caminho Pedagógico “Nos Rastros”, cujo objetivo central é justamente apresentar orientações importantes aos jovens católicos no sentido de favorecer o seu amadurecimento na fé e como discípulos e missionários de Cristo.

Acompanhar a juventude

Iniciado com a Campanha Fraternidade deste ano, O Caminho Pedagógico levará os jovens a percorrer o ano, passando pelo Dia Nacional da Juventude (22 de setembro) até a conclusão com a Jornada Diocesana da Juventude, a ser realizada na Festa de Cristo Rei, a ser celebrada no dia 20 de novembro. Tradicionalmente, essa jornada vinha sendo realizada no Domingo de Ramos. A novidade foi implantada pelo Dicastério do Vaticano para os Leigos, a Família e a Vida em cujas orientações encontra-se a afirmação: “Sem o Reino de Cristo, toda verdadeira fraternidade e toda autêntica proximidade com aqueles que sofrem desaparecem”.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da CNBB, a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, irmã Valéria Andrade, explicou que O Caminho Pedagógico é uma ação prática da proposta do papa Francisco presente na exortação apostólica Christus Vivit que fala da importância do processo de busca e crescimento. “Os eventos são momentos de busca, mas nós precisamos entrar numa dinâmica de crescimento, acompanhamento constante, educação da fé, formação geral”, declarou a religiosa. “A proposta Nos Rastros nos coloca na dinâmica de continuidade, aprofundamento e acompanhamento da juventude do nosso Brasil.”

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!