Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Do Haiti, a religiosa Maria Liani fala dos desafios da vida do povo e de sua missão

Na segunda live comemorativa ao mês de março, a Agência de Notícias SIGNIS entrevistou a missionária, que há quatro anos caminha com os haitianos

Há 3 anos - por Karla Maria
Irmã Liani é entrevistada pelas jornalistas Cléo Nascimento e Karla Maria
Irmã Liani é entrevistada pelas jornalistas Cléo Nascimento e Karla Maria (foto por Agência SIGNIS)

Em celebração a março, ao Mês da Mulher, nossa equipe de reportagem realizou no dia 9 uma live com a religiosa Maria Liani Postai. Enfermeira e consagrada da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, irmã Liani, que está há quatro anos em missão no Haiti, contou sobre os desafios da vida da população e de seu trabalho pastoral naquele país, que desde sua independência em 1804 vem enfrentando instabilidade política, social e ambiental.

 O país caribenho, pouco conhecido e divulgado pela imprensa hegemônica para além das catástrofes como terremotos e ciclones que maltratam a população, possui uma história admirável e, ao visitar as páginas de Os Jacobinos Negros, de C.R.L. James, ou assistir a uma das aulas / vídeos do professor Silvio Almeida, somos convidados a completar lacunas e lacunas da história nunca ensinada em nossas escolas.

Ainda que tardiamente, nós brasileiros somos convidados a reverenciar o protagonismo do povo negro e irmã Maria Liani destaca isso. Um país de homens e mulheres ex-escravizados que lutaram por sua independência e ainda hoje lutam pela dignidade diária.

 A Revolução Haitiana (1791-1804), ou Revolução de San Domingo, como também é conhecida, colocou em xeque a "liberdade" conquistada pelas revoluções Americana e Francesa, já que se limitaram aos brancos, e irmã Liani fala também sobre isso e como o país se ergue e nutre sua fé diariamente.

Confira a live no link: 

https://www.facebook.com/agenciasignis/videos/344077334307969 

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!