Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Papa chama sociedade a "construir" futuro com migrantes e refugiados

Mensagem para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado terá campanha, em março, para promover o estudo sobre conteúdo.

Há 3 anos - por Cléo Nascimento
Papa chama sociedade a "construir" futuro com migrantes e refugiados
Interessante como o Papa tem ensinado a sociedade a conjugar verbos, dando a eles um sentido mais humano e de compromisso com o próximo. A nova palavra no glossário de Francisco é "construir". Ela está presente na temática para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, divulgada nessa terça-feira (22).
 
'Construir o futuro com os migrantes e os refugiados’ é mais que um título, é um chamado à participar dignamente do processo de produção da realidade quem, de forma forçada, é obrigado a sair de sua terra.
 
O comunicado sucinto da Santa Sé aponta com ênfase as duas palavras que dão o tom da ação do tema. "Construir com" traz a intenção de "reconhecer e promover" a contribuição dessas pessoas na edificação de "um mundo que garanta as condições para o desenvolvimento humano integral de todas e todos".
 
Não é difícil identificar sinais que apontem a urgência de atualizar a percepção da sociedade sobre as pessoas em situação de migração e refúgio. No Brasil, o assassinato Moïse Kabagambe diz muito sobre isso. Há cerca de um mês, o jovem congolês foi morto de forma violenta, no Rio de Janeiro. Na segunda-feira (21), o Ministério Público do RJ pediu a prisão preventiva de três pessoas envolvidas na morte. Segundo o MP, o trio agiu de forma cruel como se Moïse fosse "um animal peçonhento".
 
A íntegra da mensagem para o 108º Dia do Migrante e Refugiado, a ser celebrado no dia 25 de setembro, ainda não foi divulgada. A Seção Migrantes, do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano,  fará uma campanha de comunicação visando promover “uma compreensão aprofundada do tema e dos subtemas, através de conteúdos multimídias, material informativo e reflexões teológicas”.
 

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!