Home
>
Notícias
>
Notícia
>
CNBB e entidades de todo Brasil assinam nota com pedido de justiça por Moïse Kabagambe
CNBB e entidades de todo Brasil assinam nota com pedido de justiça por Moïse Kabagambe
Carta destaca histórico de violência no país e crescente onda de xenofobia, racismo e aporofobia - ódio aos pobres.
Há 3 anos - por Cleo Nascimento

Tal como deve ser, entidades como a CNBB, Cáritas Brasileira, rede Clamor Brasil e uma centena de movimentos e pastorais levantam a voz para pedir justiça por Moïse Kabagambe, de 24 anos, assassinado com brutalidade no dia 24 de janeiro, no Rio de Janeiro.
Em nota, assinada no dia 1º de fevereiro, 122 organizações da sociedade civil e ligadas à Igreja Católica apontam a normalização da barbárie no país em relação aos pobres, pessoas em situação de vulnerabilidade e da periferia, especialmente a população migrante e refugiada que se insere nesse grupo. "Infelizmente vemos se alavancar discursos de xenofobia, racismo e aporofobia – o ódio aos pobres – na sociedade brasileira".
Num ato cruel, o jovem congolês foi espancado até a morte e, segundo informações que estão sendo apuradas pela Polícia Civil, as agressões ocorreram por Moïse ter cobrado seu salário de R$ 200, por duas diárias de trabalho no quiosque Tropicália, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
"Garantir os direitos mais básicos de migrantes e refugiados é um desafio constante no Brasil – seja o direito ao trabalho decente, à dignidade, à vida. Nunca será demais reafirmar a importância da defesa dos Direitos Humanos em um país que lamentavelmente segue marcando sua história enraizada na violência", ressaltam as entidade em outro trecho da carta.
A nota traz um apelo por justiça e responsabilização dos culpados, além de demonstração de acolhimento à família de Moïse Kabagambe. As instituições também renovam o compromisso de continuar sua atuação "na defesa de pessoas migrantes e refugiadas no Brasil, em combate à xenofobia, ao racismo, ao trabalho análogo à escravidão, e a toda forma de preconceito e violação de direitos".
Confira a íntegra do documento.
Arquivos para Download
-
Nota Rede CLAMOR e CNBB(0,47 MB)
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores
Há 1 ano -
2
Notícia
VEM 2024: festival de música católica da Evangelizar abre inscrições
Há 1 ano -
3
Notícia
Catequistas Brasil 2024 acontece em Aparecida (SP) de 2 a 4 de fevereiro
A 5ª edição reunirá 2500 catequistas, além de nomes referenciais da catequese, editoras parceiras, feira de catequese e atrações musicais. A novidade deste ano será a 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi.
Há 1 ano -
4
Notícia
Novo arcebispo de Maceió fala à imprensa
Em encontro com jornalistas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Dom Beto falou de missão, serviço e sinodalidade
Há 1 ano -
5
Notícia
Milícia da Imaculada lança ação “Cartas para Francisco”
Crianças poderão enviar suas cartas e desenhos para a sede da Milícia da Imaculada. Leia o regulamente para participar
Há 1 ano -
6
Notícia
CNBB LANÇA CAMPANHA “É TEMPO DE CUIDAR DO RS” COM AÇÕES DE ORAÇÃO, SOLIDARIEDADE E INFORMAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo do RS.
Há 11 meses