Missão Laguna Negra abre inscrições para profissionais de saúde
Projeto – que acontece no período de 9 de maio a 1º de agosto - é uma parceria entre a Comunidade Epifania, Arquidiocese de Vitória e Prelazia de Lábrea
Acontece entre os dias 9 de maio e 1º de agosto a Missão Laguna Negra 2022, uma iniciativa conjunta da Comunidade Epifania, Arquidiocese de Vitória e Prelazia de Lábrea. A missão, que será realizada nos municípios de Pauini, Tapauá, Canutama e Lábrea, no Amazonas, tem como objetivo despertar no voluntário de saúde a vivência da vocação missionária mediante a convivência, aprendizado e troca de experiências com as comunidades ribeirinhas e indígenas. O período da missão se dividirá em 4 etapas, de aproximadamente 15 dias, para cada uma das quais uma equipe deverá atuar no Barco Hospital Laguna Negra. O projeto, realizado desde 2007, foi criado e desenvolvido pela Comunidade Epifania.
Os profissionais de saúde interessados em participar, poderão se inscrever até o dia 25 de fevereiro. Os interessados devem ser capazes de contribuir com consultas médicas com exame clínico, aferimento de pressão arterial, administração e fornecimento de medicamentos, tratamento odontológico (extrações, restaurações, profilaxia, consultas e palestras preventivas sobre higiene bucal), curativos e atendimentos emergenciais com administração de medicamento endovenoso e intramuscular.
Foto: Comunidade Epifania
Os organizadores do projeto informam que o voluntário é responsável pela compra de passagens de sua cidade de origem até a capital de referência do trecho escolhido (Rio Branco, Porto Velho ou Manaus). Além disso, cabe ao voluntário realizar o seu seguro saúde para a missão, o qual lhe permite receber assistência em caso de emergência ou acidente, e o protege da responsabilidade por danos causados a terceiros. A missão irá custear a alimentação e translado dos trechos escolhidos até o local das atividades missionárias.
“Ao longo da missão são mais de 6 mil atendimentos”, explica a missionária Maria Amélia Carrera, da Comunidade Epifania. Além de visitas missionarias, são realizadas atividades pastorais com as comunidades ribeirinhas e celebrações eucarísticas. “Por quase dois anos a missão do Barco Hospital precisou ser interrompida em função da pandemia de Covid-19. Agora, com o avanço a vacinação, os profissionais de saúde e voluntários poderão estar em missão nas águas do Rio Purus”, diz a missionária.
Realidade local
Quando iniciou o projeto em 2007 na Prelazia de Lábrea, a Comunidade Epifania enviou 4 missionárias consagradas para a região. Ali, elas encontraram uma realidade bastante precária em termos de necessidades básicas. Foi então que a fundadora da comunidade, Doris Pereira de Almeida, teve a inspiração de iniciar um trabalho direcionado especificamente à população carente por meio de um barco-hospital, que passaria a percorrer o rio Purus prestando atendimento médico e odontológico àquela população.
Foto: Comunidade Epifania
Segundo informa a assessoria de imprensa da Comunidade Epifania, a região carece de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, saneamento básico e demais estruturas básicas. Quem mais sofre com esse quadro é a população ribeirinha que tem dificuldades de acesso a serviços de saúde, educação e outras, uma vez que se encontram distantes dos centros urbanos.
Projeto Igrejas Irmãs
A Missão Laguna Negra se insere na realidade de um projeto mais amplo, o Igrejas Irmãs, criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no final de 1972. Foi quando a Arquidiocese de Vitória assumiu esse projeto com a Prelazia de Lábrea. Em 2022, serão 50 anos desse projeto cujo objetivo é partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para as Igrejas da Amazônia.
A Prelazia de Lábrea está localizada na região centro-sul ocidental do Estado do Amazonas e pertence ao Regional Noroeste da CNBB. O território corresponde a uma área de mais de 232 mil km2. A Prelazia e composta por quatro paróquias: Nossa Senhora de Nazaré (Lábrea), São João Batista (Canutama), Santo Agostinho (Pauini) e Santa Rita (Tapauá) e uma área missionária entre Canutama e Tapauá).
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano