Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho foi iniciada no último dia 22 de janeiro

Evento faz memória às vítimas da tragédia de janeiro de 2019 e cobra justiça contra responsáveis pelo desastre

Há 3 anos - por Luís Henrique Marques (com informações da CPT)
3ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho foi iniciada no último dia 22 de janeiro

            Com a celebração de uma missa no último sábado, 22 de janeiro, teve início a 3ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho e segue até esta quinta, 27. Com o lema “Memória e Justiça”, a romaria faz memória à tragédia de Brumadinho e da Bacia de Paraopeba e cobra por justiça para todas as vítimas do que foi considerado um crime. “A culpa da enchente não é da chuva: a emergência climática é devido à destruição irracional da natureza, à mineração, ao desmatamento, à poluição e à falta de políticas públicas adequadas ao uso e ocupação do território”, afirma o comunicado de imprensa divulgado pela assessoria da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Vale lembrar que, com as fortes chuvas de janeiro de 2019, a barragem de Brumadinho cedeu, causando morte e destruição em toda a região atingida.

            Na edição deste ano da romaria, cuja programação acontece de forma híbrida (com ações presenciais e virtuais), participam organizações nacionais e internacionais. À frente do evento está a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER), da Arquidiocese de Belo Horizonte, juntamente com pastorais e movimentos sociais, assessorias técnicas independentes, organizações não-governamentais, entidades da sociedade civil organizada, além de membros das comunidades atingidas pela tragédia.

            A programação da 3ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho já contou com vigília, missa e celebrações nas 12 paróquias da RENSER. Nesta terça, depois de uma coletiva de imprensa, uma nova missa será celebrada, dessa vez, sob a presidência de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e concelebrada por Dom Vicente Ferreira (bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte) e sacerdotes da RENSER. O programa desse dia prevê ainda ato com a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM) e outras celebrações. Na quinta, 27, a romaria se encerra com a Live Internacional sobre Leis de Devida Diligência na Europa, a ser transmitida pelo canal do YouTube da RENSER.

            Mais informações sobre a 3ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho no site da Comissão Pastoral da Terra: http://cptnacional.org.br

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!