Haiti: 'não o deixem só', apela o Papa
Unida à voz de Francisco, missionária no Haiti contou a Agência SIGNIS que a situação é cada dia mais instável e delicada: "Todos correm risco de morte".
Há 4 anos - por Cléo Nascimento

O Papa Francisco fez um apelo em favor do Haiti, durante a tradicional oração do Angelus, neste domingo (31). Referindo-se às últimas tragédias e crises, o pontífice criticou o cenário de abandono pelo qual passam os haitianos.
“Peço aos responsáveis das nações que apoiem este país, não o deixem só”, pediu Francisco orientando também aos fiéis para que busquem mais informações sobre a situação do Haiti e que rezem por sua população
Crise e Violência
A súplica do Papa Francisco é também a voz de quem está no Haiti para amenizar o sofrimento do povo.
Em agosto, a Agência Signis entrevistou a missionária Ir. Liani Postai, logo após o terremoto de magnitude 7,2, que deixou mais de 2 mil pessoas mortas e outras milhares feridas. Nesta segunda-feira(1), fizemos um novo contato com a religiosa da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, que nos contou sobre as condições do país neste momento.
Por meio de mensagem de áudio - melhor recurso para obter informações, já que o sinal de internet sofre constante oscilação - Ir. Liani explicou que o momento é delicado e a instabilidade aumenta a cada dia. Antes mesmo do tremor, outra crise já abalava o país, a política. Desde o assassinato do presidente da república, Jovenel Moïse, em julho, o país tem sido controlado por grupos e gangues que, com força e violência, organizam sequestros, seguram a distribuição de combustíveis e, recentemente, até mesmo gás de cozinha.
"Com isso, aos poucos, tudo está parando", desabafa Ir. Liani. Mercados estão deixando de receber mantimentos, faltam oxigênio e medicamentos nos hospitais, os deslocamentos estão cada dia mais difíceis, inclusive dos profissionais de saúde.
"Todos correm risco de morte. Até as escolas são invadidas, onde ferem e matam sem dó nem piedade. O direito de ir e vir não existe mais. A fome está aumentando a cada dia. Nós missionárias e missionários que estamos caminhando juntos e sofrendo com este povo que tanto sofre nos unimos à voz do Papa Francisco para implorar socorro e ajuda das nações para que volte a paz, a dignidade, o respeito à humanidade deste povo", apela a missionária.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores
Há 1 ano -
2
Notícia
VEM 2024: festival de música católica da Evangelizar abre inscrições
Há 1 ano -
3
Notícia
Catequistas Brasil 2024 acontece em Aparecida (SP) de 2 a 4 de fevereiro
A 5ª edição reunirá 2500 catequistas, além de nomes referenciais da catequese, editoras parceiras, feira de catequese e atrações musicais. A novidade deste ano será a 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi.
Há 1 ano -
4
Notícia
Novo arcebispo de Maceió fala à imprensa
Em encontro com jornalistas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Dom Beto falou de missão, serviço e sinodalidade
Há 1 ano -
5
Notícia
Milícia da Imaculada lança ação “Cartas para Francisco”
Crianças poderão enviar suas cartas e desenhos para a sede da Milícia da Imaculada. Leia o regulamente para participar
Há 1 ano -
6
Notícia
CNBB LANÇA CAMPANHA “É TEMPO DE CUIDAR DO RS” COM AÇÕES DE ORAÇÃO, SOLIDARIEDADE E INFORMAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul”, com iniciativas de oração, solidariedade e informação da Igreja no Brasil (CNBB) pelo povo do RS.
Há 11 meses