Home
>
Notícias
>
Notícia
>
Em aniversário da Fratelli Tutti, Papa Francisco reúne lideranças e pede respostas eficazes de COP26
Em aniversário da Fratelli Tutti, Papa Francisco reúne lideranças e pede respostas eficazes de COP26
Participantes do encontro assinaram documento que foi entregue a Presidente da COP26.
Há 3 anos - por Redação com Vatican News
Cientistas, especialistas e líderes religiosos estiveram reunidos no Vaticano, na manhã desta segunda-feira (04), com o Papa Francisco no encontro "Fé e Ciência: Rumo a COP26" (26a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). O evento acontece na data do primeiro aniversário de publicação da Fratelli Tutti, encíclica dedicada à fraternidade humana, e motivou a assinatura conjunta de uma carta com sugestões de ações em favor do cuidado da Casa Comum.
O documento assinado foi entregue ao presidente da COP26, Alok Sharma e ao ministro das Relações Exteriores italiano, Luigi Di Maio; junto com ele, as três páginas de seu discurso. Em um dos trechos Francisco explica: “o encontro de hoje, que une muitas culturas e espiritualidades num espírito de fraternidade, reforça a consciência de que somos membros de uma única família humana: cada um de nós tem a sua própria fé e tradição espiritual, mas não existem fronteiras e barreiras culturais, políticas ou sociais que nos permitam isolar-nos”.
No espírito da Fratelli Tutti e Laudatto Si', o Papa enfatiza que "o compromisso de cada pessoa de cuidar dos outros e do meio ambiente é fundamental". Um compromisso "que leva a uma mudança urgente de rumo e que também deve ser alimentado pela própria fé e espiritualidade".
O discurso do pontífice também alerta para a cultura do descarte "que parece prevalecer em nossa sociedade e que se acomoda no que o nosso Apelo Conjunto chama de sementes de conflito: ganância, indiferença, ignorância, medo, injustiça, insegurança e violência".
"O respeito", sublinha o Pontífice, "não é um mero reconhecimento abstrato e passivo do outro", mas uma ação "empática e ativa" destinada a "querer conhecer o outro e entrar em diálogo com ele a fim de caminhar juntos neste caminho comum". "Uma viagem que levará à COP26 que", conclui o Papa, "é urgentemente chamada a oferecer respostas eficazes à crise ecológica sem precedentes e à crise de valores em que vivemos, e assim oferecer esperança concreta às gerações futuras".
A COP26 acontecerá entre 31 de outubro e 12 de novembro, em Glasgow, no Reino Unido.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano