Home
>
Notícias
>
Notícia
>
Com quase 2 milhões de integrantes, Apostolado da Oração celebra 150 anos no Brasil
Com quase 2 milhões de integrantes, Apostolado da Oração celebra 150 anos no Brasil
Movimento que surgiu na cidade de Itu - SP, está presente em todas as dioceses do país.
Há 3 anos - por Cléo Nascimento
Durante muito tempo, quando se ouvia falar do Apostolado da Oração, a imagem comum era a de senhoras com suas fitas vermelhas e que se reuniam semanalmente para momentos de oração. Celebrando seus 150 anos no Brasil, o movimento mantém sua essência e missão, mas passa por um processo de recriação como Rede Mundial de Oração do Papa. Com isso, vem agregando novos públicos como os jovens e também homens, que encontram no grupo um caminho espiritual dentro da Igreja.
Além da missão de rezar pelas necessidades da Igreja e do mundo e difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, o Apostolado é testemunho de perseverança e religiosidade, seguindo as orientações do Papa.
Em 1º de outubro de 1871, o missionário jesuíta, Pe. Bartolomeu Taddei, fundou na cidade de Itu, no interior de São Paulo, um centro do AO que espalhou ramos por todo país. Ao longo dessa história, o movimento passou de uma associação de fiéis leigos para, atualmente, uma Obra Pontifícia, garantindo presença em todas as dioceses e arquidioceses do Brasil reunindo aproximadamente 2 milhões de integrantes.
Pe. Eliomar Ribeiro, diretor nacional do Apostolado da Oração, explica que, dada sua capilaridade, o AO é o grupo eclesial que mais congrega pessoas: "São leigos que consagram suas vidas numa fórmula muito singela para oferecer todos os dias a vida pela missão. Assim também com os jovens. O MEJ (Movimento Eucarístico Jovem) é o segundo movimento que congrega mais jovens na Igreja" - no Brasil, são aproximadamente 10 mil adeptos, distribuídos em 400 grupos.
Papa Francisco
O momento é tão significativo para o Apostolado da Oração no Brasil, que o próprio Papa Francisco se dispôs a escrever uma carta pelos 150 anos. Na mensagem, o pontífice parabeniza pelo aniversário do AO e destaca: "Esse serviço apostólico é fundamental, pois o coração da missão da Igreja é a oração".
Pe. Eliomar Ribeiro diz que a carta foi recebida com grande entusiasmo: "Ele está recordando essa nossa missão de continuar unido ao coração de Jesus para oferecer a vida, vencer os desafios, espalhar a alegria do evangelho e a esperança onde quer que nós nos encontremos".
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano