Jornada Mundial dos Pobres será lançada na próxima terça-feira (14)
Abertura da quinta edição, no dia 14 de setembro, terá participação do secretário-geral da CNBB, Dom Joel Amado.
Há 3 anos - por Cléo Nascimento
A quinta Jornada Mundial dos Pobres será lançada na próxima terça-feira (14), às 10h, e contará com a participação do secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Joel Portella Amado.
A mensagem para esta edição, já está disponível e tem como tema "Sempre tereis pobres entre vós". Nela, o Papa Francisco reforça o valor da empatia e respeito no tratamento a estas pessoas, e reforça a necessidade da Igreja ir além de um trabalho assistencial.
"Somos chamados a descobrir Cristo neles: não só a emprestar-lhes a nossa voz nas suas causas, mas também a ser seus amigos, a escutá-los, a compreendê-los e a acolher a misteriosa sabedoria que Deus nos quer comunicar através deles. O nosso compromisso não consiste exclusivamente em ações ou em programas de promoção e assistência; aquilo que o Espírito põe em movimento não é um excesso de ativismo, mas primariamente uma atenção prestada ao outro, considerando-o como um só consigo mesmo", diz o Papa, citando um trecho da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.
Francisco também trata dos reflexos da pandemia, referindo-se a essa como "portadora da pobreza", e alerta sobre a urgência de medidas que amenizem as consequências para a população mais carente.
"Um olhar atento requer que se encontrem as soluções mais idóneas para combater o vírus a nível mundial, sem olhar a interesses de parte. De modo particular, é urgente dar respostas concretas a quantos padecem o desemprego, que atinge de maneira dramática tantos pais de família, mulheres e jovens".
Iniciativas da Igreja no Brasil
No Brasil, adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais de 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras.
A Comissão para a Ação Sócio Transformadora da CNBB, em conjunto com as pastorais sociais prepararam materiais sobre o tema e planejam atividades que devem ocorrer até o Dia Mundial dos Pobres, em 14 de novembro.
A data foi instituída pelo Papa Francisco no encerramento do Jubileu da Misericórdia, em 2016, e é celebrada, anualmente, no penúltimo domingo do ano litúrgico.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano