Home
>
Notícias
>
Notícia
>
De norte a sul, Grito dos Excluídos atravessa o Brasil com atividades online e presencial
De norte a sul, Grito dos Excluídos atravessa o Brasil com atividades online e presencial
Sete de setembro será marcado por missas, lives e manifestações populares em defesa da democracia, por direitos e em favor da vida.
Há 3 anos - por Cléo Nascimento
O Grito dos Excluídos tem seu ponto alto nesta terça-feira (7), feriado da Independência do Brasil. Rodas de conversas, celebrações e atos presenciais, discutirão temas como saúde, alimentação, moradia, trabalho e renda, meio ambiente etc.
Realizado, pelo segundo ano, no contexto da Covid-19, o Grito chama a atenção para as consequências da pandemia, tocando em assuntos sensíveis ao povo como o acesso à saúde, aumento da fome, despejo e desemprego. Na pauta da 27ª edição também participam questões sobre defesa dos povos originários, mudanças climáticas, refreamento da cultura de ódio contra minorias e a situação das pessoas em situação de rua.
Para atrair os mais diferentes públicos, os organizadores adotaram formatos diversos de participação. Por exemplo, em Manaus deve acontecer uma "Bicicleata"; em Itapipoca (CE), o Grito contará com apresentações artísticas; em Mossoró, com o apoio da Igreja, pastorais e movimentos sociais será lançado o projeto "Marmita Solidária" e em São Paulo um café coletivo será oferecido para pessoas em situação de rua. No site do evento é possível conferir um "mapa do Grito", com informações dos espaços onde devem ocorrer as manifestações, horários e temáticas.
Em carta de apoio ao Grito dos Excluíodos, Dom José Valdeci Santos Mendes, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) destacou o tema permanente do Grito, "Vida em Primeiro Lugar", que "convoca para ações efetivas em defesa de toda vida ameaçada".
"Quantos milhares de famílias sofrem por ter perdido seus entes queridos, fruto de uma cultura negacionista e da falta de vontade em resolver as questões da saúde. O avanço do desmonte de direitos sociais e do próprio estado democrático com a disseminação da cultura do ódio sustentada pelas notícias falsas manifestadas nas redes sociais também são sinais do descaso pela vida", alertou o bispo.
Para mais informações sobre o Grito dos Excluídos, acesse: gritodosexcluidos.com
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano