Home
>
Notícias
>
Notícia
>
Obras Sociais Irmã Dulce ganham Prêmio Zilda Arns por acolhimento ao idoso
Obras Sociais Irmã Dulce ganham Prêmio Zilda Arns por acolhimento ao idoso
Entidade participa de premiação ao lado de Pe. Julio Lancelotti e outros três contemplados.
Há 3 anos - por Redação com OSID
O trabalho realizado pelo Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães, núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), é um dos cinco contemplados pelo prêmio Zilda Arns 2021. A premiação, promovida pela Câmara dos Deputados, é um reconhecimento às instituições e personalidades que atuam na defesa e promoção dos Direitos da Pessoa Idosa.
Para a coordenadora do núcleo da OSID, Terezinha Pacheco, a iniciativa é também uma motivação para aprimorar o atendimento prestado pela entidade: “É um prêmio de reconhecimento que nos deixa muito felizes, pois nesse trabalho de amor ao próximo, toda a equipe busca a essência do cuidar, dentro de uma perspectiva humanizada. Os idosos da gente são tratados com muito amor, nós somos a família deles”.
Os premiados foram selecionados por um conselho deliberativo, constituído por membros dos partidos políticos e da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa, entre estes, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA), responsável pela indicação das Obras Sociais. Também são agraciados nesta edição a Sociedade Beneficente Monsenhor Alonso, a geriatra Karla Giacomin, a assistente social Lidiane Charbel Souza Peres e o Padre Júlio Lancellotti, conhecido por sua assistência à população em situação de rua, em São Paulo.
Referência
O Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães é referência no atendimento ao idoso, sendo o único complexo do estado a oferecer, ao mesmo tempo, atendimento ambulatorial e internação hospitalar para casos graves e pacientes crônicos.
Criado em 1986, como resultado do trabalho de Irmã Dulce pelo acolhimento da pessoa idosa, o núcleo presta mais de 60 mil atendimentos ambulatoriais por ano e mantém programas para o idoso diabético e hipertenso, portador de Alzheimer e de Parkinson. Atualmente, oferece 162 leitos, sendo 54 de longa permanência, 54 para pacientes crônicos e outros 54 voltados a pacientes com patologias agudas, cuidados paliativos e reabilitação.
Com a proposta de oferecer um atendimento humanizado, atua com uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, médicos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga e musicoterapeuta, técnicos de enfermagem e cuidadores de idosos, além de auxiliares de serviços gerais e administrativos.
Evento
A solenidade de premiação será no dia 29 de setembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Câmara dos Deputados.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano