Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

MEB celebra 60 anos com portal renovado e novos projetos para educação no Brasil

Presença relevante na educação de jovens e adultos no país, Movimento segue trabalho com vista nas tecnologias digitais

Há 3 anos - por Cléo Nascimento
MEB celebra 60 anos com portal renovado e novos projetos para educação no Brasil
(foto por Arquivo MEB)
Em 1961, quando foi iniciado o Movimento de Educação de Base (MEB), aproximadamente 40% da população brasileira estava em situação de analfabetismo. Hoje, este número é de aproximadamente 7%. Muito embora esteja distante do almejado, a redução dos índices nas últimas seis décadas tem significativa contribuição do MEB que, até hoje, não poupa esforços para a educação de jovens e adultos.
 
O MEB foi fundado em 21 de março de 1961, a partir de uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
 
A proposta que norteia o movimento é a educação popular e, para isso, trabalha ações que favoreçam a garantia e defesa dos direitos, a qualidade de vida e desenvolvimento humano de populações em áreas de vulnerabilidade social.
 
Em entrevista ao Vatican News, a secretária executiva do MEB, Ir. Delci Franzen, destacou o empenho da entidade em seguir seu propósito: "O MEB tem um compromisso histórico e se mantém fiel a este compromisso com os jovens, adultos e idosos que são excluídos do sistema escolar brasileiro e se encontram em situação de analfabetismo".
 
Segundo a religiosa, ainda há muito a ser feito e o cenário atual, exige atenção redobrada quanto ao futuro da educação no país. "Ainda são mais de 11 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais que não sabem ler e nem escrever. Com a pandemia, é muito preocupante porque esse esse déficit educacional se agravou e terá graves consequências nesse crescimento da desigualdade social em nosso país".
 
Essa preocupação se reflete nas iniciativas do MEB. Um dos projetos em andamento no Piauí espera alfabetizar, no período de 1 ano, aproximadamente 20 mil pessoas com dezoito anos ou mais, alcançando comunidades em 23 municípios do estado.
 
"Ao desenvolver programas de alfabetização de jovens e adultos, o MEB contribui com a educação de toda a comunidade local. Porque, além dos grupos de aprendizagem, de leitura e de escrita, o MEB desenvolve outras ações comunitárias", explicou Ir. Delci.
 

Novo portal

 
Recentemente, o MEB inaugurou um novo portal que deve contribuir na divulgação de suas ações, fortalecer a comunicação e promover iniciativas no espaço digital.
"Hoje, as novas tecnologias, em especial, o mundo digital, tem movido o MEB a trabalhar pela inclusão digital a comunicação-não-violenta e promover a cultura do diálogo do respeito às diferenças e a participação de todos e todas. Esse é um campo desafiador, pois o MEB inovou aqui no Brasil a educação pelo rádio, a alfabetização pelo rádio", explicou Ir. Delci.
 
No novo portal, é possível, por exemplo, conhecer mais sobre a história do Movimento, inscrever-se em cursos e formações, saber das iniciativas em andamento e ter acesso a documentos históricos sobre a educação no Brasil.
 
Saiba mais em meb.org.br.

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!