Igreja no Brasil celebra Semana Nacional da Família
Inserida na proposta do mês vocacional, semana também destaca os 25 anos da publicação "A Hora da Família".
Há 3 anos - por Cléo Nascimento
Os católicos celebram em agosto o mês vocacional. Desde 1992, a Igreja no Brasil dedica a segunda semana à vocação familiar e, em 2021, essa traz como tema "A alegria do amor na família", em sintonia com a proposta do Ano Amoris Laetitia, convocado pelo Papa Francisco.
A edição deste ano teve início oficial com uma live, realizada no último sábado (7). Para o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, "a família é prioridade no caminho missionário e na vida da Igreja". Ele também destacou que no seio familiar as pessoas aprendem a alegria de servir e de fazer o bem ao próximo.
"Esses aprendizados, que são permanentes quando bem vividos no ambiente familiar, repercutem na vida em sociedade. A família tem uma nobre missão: ser o lugar onde primeiro se experimenta essa verdade cristã. A vida ganha sentido quando se torna oferta”, explicou o Arcebispo de Belo Horizonte -MG.
Durante a transmissão, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) fez um "Giro pelo Brasil", apresentando diversas atividades preparadas por Regionais de todo o país. Esta edição também é marcada pelos 25 anos do "Hora da Família".
Este subsídio é um elemento importante na preparação e realização da Semana. Em Maracaju (MS), o casal Darlene e Tenório Cavalcanti se utilizam do material para animar os encontros, que foi apresentado por seu pároco. Darlene conta que, em razão das medidas de prevenção à Covid-19, foi preciso ainda mais criatividade para elaborar a Semana da Família, e que a publicação foi um diferencial: "A nossa comunidade está sendo motivada, através das mídias sociais e encontros preparados com o "Hora da Família". Ele vem nos trazer uma tranquilidade e a alegria de que nós estamos no caminho certo".
Durante a live, o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf, reforçou a importância de respeitar os protocolos de distanciamento social, e animou os agentes a "viver profundamente" o período, seja nos encontros, como na própria família, "onde primeiramente a alegria do amor deve ser experimentada e vivida", conforme Luiz.
Para o bispo da Diocese de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom Ricardo Hoepers, a celebração da Semana Nacional da Família é um momento para levar a palavra de Deus a tantas pessoas que não conhecem a Cristo de forma mais profunda.
“É um tempo favorável, um tempo de graça! Vivamos com alegria, com entusiasmo e intensidade essa semana. Desejamos que todas as dioceses possam se mobilizar e levar essa mensagem do Evangelho da alegria aos corações de cada família, de cada lar”, convocou o bispo durante a live. “Que todos nós possamos nos congregar unidos na promoção, na defesa, no cuidado com as nossas famílias e com a vida”, refletiu dom Ricardo.
A Semana Nacional da Família acontece até o próximo sábado, dia 14 e é realizada por grupos e comunidades da Igreja Católica em todo Brasil.
Para mais informações, acesse: vidaefamilia.org.br
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano