Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Igreja no Brasil celebra Semana Nacional da Família

Inserida na proposta do mês vocacional, semana também destaca os 25 anos da publicação "A Hora da Família".

Há 3 anos - por Cléo Nascimento
Igreja no Brasil celebra Semana Nacional da Família
Os católicos celebram em agosto o mês vocacional. Desde 1992, a Igreja no Brasil dedica a segunda semana à vocação familiar e, em 2021, essa traz como tema "A alegria do amor na família", em sintonia com a proposta do Ano Amoris Laetitia, convocado pelo Papa Francisco.
 
A edição deste ano teve início oficial com uma live, realizada no último sábado (7). Para o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, "a família é prioridade no caminho missionário e na vida da Igreja". Ele também destacou que no seio familiar as pessoas aprendem a alegria de servir e de fazer o bem ao próximo.
 
"Esses aprendizados, que são permanentes quando bem vividos no ambiente familiar, repercutem na vida em sociedade. A família tem uma nobre missão: ser o lugar onde primeiro se experimenta essa verdade cristã. A vida ganha sentido quando se torna oferta”, explicou o Arcebispo de Belo Horizonte -MG.
 
Durante a transmissão, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) fez um "Giro pelo Brasil", apresentando diversas atividades preparadas por Regionais de todo o país. Esta edição também é marcada pelos 25 anos do "Hora da Família".
 
Este subsídio é um elemento importante na preparação e realização da Semana. Em Maracaju (MS), o casal Darlene e Tenório Cavalcanti se utilizam do material para animar os encontros, que foi apresentado por seu pároco. Darlene conta que, em razão das medidas de prevenção à Covid-19, foi preciso ainda mais criatividade para elaborar a Semana da Família, e que a publicação foi um diferencial: "A nossa comunidade está sendo motivada, através das mídias sociais e encontros preparados com o "Hora da Família". Ele vem nos trazer uma tranquilidade e a alegria de que nós estamos no caminho certo".
 
Durante a live, o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf, reforçou a importância de respeitar os protocolos de distanciamento social, e animou os agentes a "viver profundamente" o período, seja nos encontros, como na própria família, "onde primeiramente a alegria do amor deve ser experimentada e vivida", conforme Luiz.
 
Para o bispo da Diocese de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom Ricardo Hoepers, a celebração da Semana Nacional da Família é um momento para levar a palavra de Deus a tantas pessoas que não conhecem a Cristo de forma mais profunda.
 
“É um tempo favorável, um tempo de graça! Vivamos com alegria, com entusiasmo e intensidade essa semana. Desejamos que todas as dioceses possam se mobilizar e levar essa mensagem do Evangelho da alegria aos corações de cada família, de cada lar”, convocou o bispo durante a live. “Que todos nós possamos nos congregar unidos na promoção, na defesa, no cuidado com as nossas famílias e com a vida”, refletiu dom Ricardo.
 
A Semana Nacional da Família acontece até o próximo sábado, dia 14 e é realizada por grupos e comunidades da Igreja Católica em todo Brasil.
 
Para mais informações, acesse: vidaefamilia.org.br

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!