Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Falece em Havana, Gustavo Andujar, ex-presidente da SIGNIS Mundial

Sua caminhada de serviços à comunicação católica o levou a ser homenageado pelos papas Bento XVI e Francisco

Há 3 anos - por Luís Henrique Marques (com informações de SIGNIS Mundial e SIGNIS ALC)
Gustavo Andújar: dedicação exemplar à causa da comunicação católica
Gustavo Andújar: dedicação exemplar à causa da comunicação católica (foto por SIGNIS Brasil)

Faleceu na tarde desta segunda-feira (26/7), em Havana, vítima de complicações da Covid-19, Gustavo Andújar, ex-presidente da SIGNIS Mundial. Natural de Cuba, Gustavo Andújar foi um fiel impulsionador dessa associação de comunicação católica, da qual foi presidente a partir do Congresso Mundial de Roma, em 2014, quando foi eleito.

Ele atuou na função de presidente da SIGNIS Mundial no período de 2014 a 2017, tendo sido antes seu vice-presidente (entre 2005 e 2014) e membro da OCIC-SIGNIS de Cuba desde 1965, da qual foi seu presidente de 1994 a 2016. 

Gustavo Andújar dirigiu até a sua morte o Centro Cultural Padre Félix Varela, da Arquidiocese de Havana e foi membro da Comissão Nacional da Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos de Cuba. Foi também diretor da influente revista católica cubana Espacio Laical e da revista semestral ECOS, dedicada à temática da comunicação audiovisual. Ele integrou e presidiu juris internacionais dos festivais de cinema da SIGNIS em Havana, Mar del Plata, Amiens, Buenos Aires, Paris, Santo Domingo, Zanzibar, Washington e Veneza.

 

"Unimos nossas orações para que o nosso bom Deus, da vida e da comunicação, o receba em seu reino de paz e abrace com força e consolo a sua querida família", afirmou mensagem da SIGNIS ALC publicada nas redes sociais.

 

Andújar representou a SIGNIS Mundial nos congressos latino-americanos de comunicação de Loja (2007), Porto Alegre (2010) e Assunção (2016), assim como no Congresso Latino-Americano de Emissoras de TV Católicas em Medellin (2006) e nos seminários internacionais da SIGNIS  para Produtores de Televisão Católica  de Buenos Aires (2008), San José da Costa Rica (2011) e San Petersburgo (2015).

Em 2006, o Papa Bento XVI lhe outorgou a Cruz Pro Ecclesia et Pontifice enquanto que, em 2017, ao concluir seu serviço como presidente da SIGNIS, o Papa Francisco o nomeou Cavaleiro da Ordem de São Silvestre. 

"Unimos nossas orações para que o nosso bom Deus, da vida e da comunicação, o receba em seu reino de paz e abrace com força e consolo a sua querida família", afirmou mensagem da SIGNIS ALC publicada nas redes sociais. Também pelas redes sociais, o secretariado da SIGNIS Mundial declarou: "Queremos render-lhe um sincera e carinhosa homenagem a quem dedicou seus esforços para construir uma associação mais profissional por meio de suas próprias palavras que nos revelam sua profunda relação com SIGNIS, com a Igreja e com a comunicação católica. Descanse em paz".

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!